sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sonhos


Sonhos

“Os que estão acordados têm um mundo em comum,

mas adormecidos cada um se volta para o seu próprio mundo.” Heráclito

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro, desperta.” C. G. Jung

“No sonho cada um é o seu próprio Sheakespeare.” Schopenhauer

 

                Existem sonhos que nos alegram e trazem alívio e outros que nos atormentam, os que chamamos de pesadelos e até os engraçados, sonhos repetitivos que temos durante toda a vida ou durante uma fase e também há quem diga que não sonhe. Na verdade, todos sonhamos, é uma atividade produzida pela nossa psique, só que algumas pessoas não se lembram do sonho. 

                O sonho é uma realidade psíquica e ele tem uma eficácia por si mesmo, pois ajuda a trazer à consciência algo que estava encoberto pela própria pessoa. Para os xamãs, existem os grandes sonhos e os pequenos. Os grandes sonhos são aqueles normalmente sonhados por chefes e líderes ou pelos curandeiros e trazem alguma mensagem visionária para o coletivo. Já os pequenos trazem mensagens particulares para quem os sonha.

                Os sonhos revelam nossa realidade interna e fazem a integração entre o consciente e o inconsciente. Eles contêm imagens que aparecem espontaneamente apontando pistas e indicações de como estamos internamente. Segundo Jung: “O sonho é uma auto-representação espontânea, sob forma simbólica, da situação do inconsciente.”

                Para Freud, “o sonho é a realização (disfarçada) de um desejo reprimido.” Jung amplifica dizendo que não só desejos e também não disfarçam e sim são vivos, uma manifestação autêntica da natureza. Quando uma pessoa conhecida aparece no sonho, significa a pessoa mesma e não outra, ou melhor como o sonhador representa aquela pessoa conhecida. Se uma pessoa desconhecida aparece no sonho, corresponde a um aspecto do sonhador. Todas as partes do sonho, inclusive seus personagens dizem respeito aos aspectos da personalidade do sonhador.   

                Os sonhos funcionam como uma função auto-reguladora da psique principalmente compensando atitudes conscientes  muito polarizadas. Com essa função compensatória, se uma pessoa toma atitudes ou posicionamentos extremados em sua vida, é possível que vá sonhar com seu oposto. Por exemplo, se o moralismo é exagerado em sua vida, a pessoa pode ter sonhos que considera imorais. Aliás, parece ser bastante humano o conflito que gira em torno dos instintos versus adequação social. Um outro exemplo, é se a imagem de alguém é exacerbada, como nos casos de idolatria, é possível sonhar que a pessoa está menor, num lugar mais baixo ou com uma atitude depreciada, para compensar.

                A função complementar também vai agregar ao sonhador o que está faltando formando uma totalidade. Se um homem é noivo, vai sonhar que está junto com sua amada, o que já não acontece se o homem é casado e possui convivência cotidiana com sua mulher. Os sonhos vão trazer o que falta para complementar. Eles também podem nos ajudam a fazer um luto quando houve a perda de alguém. Sonhar com quem morreu ajuda a elaborar a perda, assim como resolver assuntos pendentes.

                Nos sonhos aparecem imagens que tentamos esconder em nossa consciência, não só desejos, mas também os medos. A sombra pode ser revelada. E a sombra não é somente aquilo que não queremos ver, mas aquilo que temos dificuldade de admitir. Pode ser também forças, potenciais que não foram permitidos serem expressos, que não foram totalmente assumidos.

De todas as formas, para se interpretar um sonho, é preciso conhecer a realidade do sonhador, sua história de vida, seu momento atual. Dicionários de sonhos e símbolos são úteis, mas não devemos nos apegar em uma única possibilidade. Quem deve interpretar é a própria pessoa que sonhou, e esta pode ter a ajuda de alguém que a acompanha.

O sonho com morte de alguém raramente significa a morte real, mas um processo de transformação. Sonhar com a morte dos pais pode significar um processo de amadurecimento, como se a pessoa não estivesse precisando tanto de suas figuras parentais. O sonho com animais quase sempre significa forças instintivas e de acordo com cada animal vai trazer uma força específica. A serpente pode ser sexualidade, cura de doenças, renovação, acesso ao inconsciente, etc. Pode conter tantos significados num só símbolo, que é preciso analisar outros sonhos, o momento da pessoa e as associações que ela mesma faz para poder concluir. Se é que se pode concluir. É preciso ter humildade perante essa força que é o inconsciente, portanto prefiro chamar de pistas e orientações que os sonhos nos dão, ao invés de conclusões.

                A função prospectiva do sonho já se refere a um aviso, quase profético de que algo está para acontecer. A pessoa pode já perceber intuitivamente que algo está para se manifestar em sua vida, mas não está suficientemente claro para admitir para si mesma. O sonho vem para prepará-la. Há ainda os sonhos telepáticos, que a ciência ainda não conseguiu explicar, mas que de alguma forma podem ser confirmados. 

As funções dos sonhos são tantas quanto a quantidade de símbolos. Nossa capacidade psíquica é inesgotável e está sempre produzindo novidades.  Os sonhos são muito úteis nos tratamentos psicológicos, segundo Jung, o psicoterapeuta é um tipo de xamã que ajuda a tornar mais claro mensagens vindas do inconsciente. Eles são misteriosos, são amigos, e nos mostram o ponto em que estamos em nossa caminhada de evolução.
Sílvia Rocha - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário